Descubra a diferença entre Registro de Marca e Registro de Domínio

registro de marca e registro de domínio

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Muitas pessoas confundem registro de marca com registro de domínio e há até quem diga que os dois são a mesma coisa, entretanto, não é bem assim que funciona. Neste post, descubra a diferença entre Registro de Marca e Registro de Domínio!

Imagine que a sua empresa está indo bem, você já conquistou clientes e pensa em expandir os negócios, mas antes de dar o próximo passo, é importante refletir sobre o que você faz para proteger o seu patrimônio.

Nesse sentido, você imagina o quanto o registro de domínio e de marca tem o poder de influenciar na sua autoridade no mercado?

Toda a segurança e o cuidado com a marca nesse processo é fundamental. A marca, em suma, é a identificação do seu produto ou serviço e, muitas vezes, é o primeiro contato do cliente com a sua empresa.

Assim, podemos dizer que ela é a responsável por criar associações na cabeça do consumidor e, se você já vem trabalhando há algum tempo para que essas relações sejam positivas, certamente, não vai querer que a sua credibilidade caia de graça nas mãos dos seus concorrentes.

Esse é o momento de pensar no registro da marca e é aqui que muitas dúvidas podem surgir. Afinal de contas, muita gente confunde registro de marca com registro de domínio e há até quem diga que é a mesma coisa, no entanto, essa ideia é bem equivocada.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, confira a seguir a diferença entre registro de marca e registro de domínio. Boa leitura!

O que é o registro de domínio e como fazê-lo?

Domínio é o nome dado para endereços eletrônicos, ou seja, para sites da internet,por exemplo: shieldmarcas.com.br. Nesse sentido, o registro de domínio é quando um empresário ou pessoa física adquire os direitos de uso de um endereço eletrônico.

Não é novidade que, nos dias de hoje, é muito importante ter um site para o seu negócio. Afinal, a presença digital das marcas na internet é extremamente relevante para os consumidores. Dessa forma, ao escolher o nome da sua empresa, um dos primeiros passos é verificar se ele pode ser registrado em um endereço eletrônico.

Para isso, é preciso acessar o site registro.br, responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o “.br”, e verificar a disponibilidade do endereço eletrônico que você deseja registrar.

Se o domínio estiver disponível, basta clicar em “registrar”, preencher os dados necessários e pagar a taxa anual do serviço. Apesar de simples, esse processo é essencial para proteger a identidade do seu negócio no meio digital.

O que é o registro de marca e como fazê-lo?

O registro de marca protege sua marca de possíveis fraudes e da concorrência desleal em âmbito nacional, garantindo seu uso exclusivo dentro e fora da internet.

O registro de marca deve ser feito junto ao INPI, órgão responsável por regulamentar a Lei de Propriedade Industrial no Brasil. No entanto, esse processo não é tão simples quanto o registro de domínio.

O primeiro passo – conhecido como “busca prévia” – para fazer o registro é verificar a disponibilidade da marca. Afinal de contas, se uma marca com o mesmo nome e do mesmo segmento já existir, não será possível registrá-la.

Se a marca estiver disponível, você pode dar entrada no pedido de registro. Mas, como acabamos de dizer, esse processo todo é bem burocrático. Por isso, o mais indicado é  contar com uma ajuda especializada de uma empresa experiente no registro de marcas, como a Shield.

Optando por esse tipo de serviço, você passará por todas as fases do registro de marcas de forma tranquila e sem dores de cabeça, evitando possíveis entraves ao longo do processo.

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Enquanto a marca protege a identidade da empresa em todos os âmbitos e é regida pelo princípio da especialidade, o domínio é a identificação da empresa na internet.

Por fim, vale dizer que ter um registro não exclui a necessidade do outro. Ainda mais, os dois juntos podem garantir o sucesso on e offline da marca. Afinal, com o registro de marca, seu negócio está protegido em ambos os meios; com o registro do domínio, você tem a garantia de alinhamento na identificação da sua empresa em um dos principais canais de procura e consumo do seu cliente.

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