Qual a importância do registro de marca?

Registro de marca
Muito se fala sobre registro de marca, mas nem todos entendem a sua importância. Saiba mais sobre o assunto neste artigo!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Muito se fala sobre registro de marca, mas nem todos entendem a sua importância para a segurança de uma empresa. Saiba mais sobre os benefícios de registrar uma marca neste artigo!

Segundo o Serasa, 2,5 milhões de empresas foram criadas só em 2018. Mas, desse grande número, muitos empreendedores ainda não entendem a importância de registrar a marca de seus negócios, projetos ou produtos.

No entanto, com o aumento dos números de CNPJ abertos no país, as chances de haver outras empresas com nomes semelhantes ou iguais ao seu negócio também crescem.

Nesse sentido, já dá para imaginar a confusão que isso causa na cabeça dos consumidores quando precisam comprar algo, online ou em loja física, não é mesmo?

Mesmo assim, se você ainda não se convenceu de como é importante registrar a sua marca, continue a leitura deste post!

O que é o registro de marca?

Em suma, o registro de marca formaliza a proteção do negócio e propriedade sobre uma determinada marca, que pode ser um nome ou um símbolo. O pedido de registro é protocolado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Lembrando que existe uma grande diferença entre registro da empresa na Junta Comercial (CNPJ) e o registro da marca no INPI. Afinal, ter registro na Junta Comercial não significa que você tem propriedade da marca. Dessa forma, nada impede que tenha outra empresa com o mesmo nome da sua em outro estado.

Para garantir a propriedade da sua marca a nível nacional, no seu ramo de atividade, é necessário fazer o seu registro.

Por que registrar uma marca?

Proteger o nome ou a marca da empresa é essencial para evitar possíveis transtornos. Afinal de contas, se você não registra sua marca, consequentemente não é o dono dela.

Além disso, também pode acontecer de outra pessoa registrar a marca antes de você, te impedindo de continuar usando-a, e tendo o direito de te cobrar indenização por estar usando uma marca registrada sem autorização.

Ao registrar sua marca, você recebe um certificado de registro e passa a ter direito sobre a ela e garante o seu uso exclusivo. Ou seja, a marca se torna sua propriedade.

Como Registrar uma marca?

O primeiro passo – e o mais importante – para registrar uma marca é contratar uma empresa confiável e de qualidade, como a Shield Marcas.

Depois disso, é necessário seguir um procedimento padrão, que consiste em várias etapas, sendo elas:

1)   Realização de uma pesquisa prévia de nome, verificando a viabilidade do registro da sua marca;

2)     Caso o nome da marca for viável, o próximo passo é iniciar o seu pedido de registro no INPI;

3)     Após isso, é preciso pesquisar e classificar corretamente as classes de marcas;

4)     Depois de dar a entrada no processo, a empresa contratada irá acompanhar de perto as etapas do registro, garantindo que tudo corra como o desejado e aumentando as chances de sucesso.

5)     Após o deferimento da marca, o certificado de marca, que possui validade de 10 anos, é entregue para o cliente.

Agora que você já sabe a importância de registrar a sua marca, entre em contato com a Shield e comece o seu processo de registro!

Mais conteúdo

How to Get a man’s Interest

It takes bait to draw a seafood — the hook itself isn’t that attractive. Required lure to attract a guy’s attention as well, in addition

Inicie o seu registro de forma simples e segura agora!